Resenha: Simplesmente o Paraíso - Quarteto Smythe-Smith #1 Resenha: Uma Lição de Vida Resenha: Era uma Vez no Outono Resenha: Secrets and Lies
2

Jogos Vorazes – a revolução está dentro de cada um de nós

Sabe quando você recebe uma indicação literária de uma maneira um tanto quanto errada, e, ao ler o livro você percebe que não é somente uma temática que o cerca? Então, falarei disso através dessa resenha.

Autora: Suzanne Collins
Editora: Scholastic
Editora no Brasil: Rocco
Ano: 2008
Páginas: 400

Sinopse: Este livro é o primeiro de uma bem-sucedida trilogia, comercializada para mais de 20 países, A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'? 

Quem não conhece a famosa trilogia dos Jogos Vorazes, que já teve duas adaptações cinematográficas, levando respectivamente o nome do primeiro e do segundo livro, e que outras duas estão para vir? Pois é. Conheci Jogos Vorazes através do primeiro filme, depois disso algumas amigas resolveram lê-lo. Depois de algum tempo, a trilogia virou uma febre no meu ciclo de amizades então fui obrigada a ler também


A estória se passa em um futuro pós-apocalíptico, em um país chamado Panem, que é dividido em 12 distritos, e governada por autoridades de uma cidade central chamada Capital. A cada ano, acontecem os Jogos Vorazes, um evento transmitido pela televisão (um big brother reality show) onde são sorteados um menino e uma menina de cada distrito para lutarem até a morte em uma arena, onde poderá sair apenas um vencedor.

O tributos, assim chamados, ganham tratamentos de beleza e vão para um centro de treinamento, onde trabalharão em suas habilidades e receberão notas de acordo com a apresentação das mesmas. Participarão de entrevistas e terão que conquistar a simpatia dos patrocinadores para receberem benefícios durante os Jogos.

Em toda essa temática é contada a estória de Katniss Everdeen, uma adolescente que se voluntaria como tributo após a sua irmã, Primrose Everdeen, ser sorteada. Ela irá para os Jogos com Peeta Mellark, filho de um padeiro que compra alguns animais que Katniss caça e vende para seu próprio sustento e o da sua mãe e irmã. Eles terão como mentor Haymitch Abernathy, que já venceu os jogos.

A trilogia, como a maioria das pessoas pensa, não se trata só de um romance dos amantes desafortunados do distrito 12, como são considerados Katniss e Peeta, mas também se trata de política. Os personagens estão cansados de serem humilhados e obrigados a passar por aquele assassinato em série todos os anos, e se rebelam, revolucionando o futuro das próximas gerações que ali viverão. Katniss não é só uma garota que teve que proteger a própria irmã, ela é um símbolo da revolução, um tordo. O que me decepciona é ver que algumas pessoas não conseguem ver o lado político que envolve a trama, o desejo de mudança que cada morador de cada distrito carrega dentro de si. Vendo a trilogia por esse lado, em minha opinião, as coisas se tornam bem mais interessantes.

Emocionante e cheio de reviravoltas, Jogos Vorazes traz uma boa leitura para quem gosta de drama, política e uma pitada de romance. 

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...